22/09/2025 às 09:25:26
A Prefeitura de Cornélio Procópio vem a público esclarecer, de forma clara e objetiva, informações equivocadas recentemente divulgadas pela imprensa, a respeito do concurso público de 2020.
Foi noticiado que a administração municipal teria o prazo de 60 dias para nomear os candidatos aprovados, em decorrência de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná. Essa afirmação não corresponde à realidade.
A referida ação tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública de Cornélio Procópio sob o nº 0005790-39.2025.8.16.0075. O pedido de urgência formulado pelo Ministério Público foi indeferido pela juíza responsável, que entendeu não haver qualquer irregularidade nas contratações temporárias realizadas por meio do PSS – Processo Seletivo Simplificado, já que estas não ocupam cargos efetivos.
A magistrada destacou ainda que decisões anteriores sobre situações semelhantes já reconheceram a legalidade das contratações via PSS, motivo pelo qual não se justificaria decisão em sentido contrário, garantindo-se, assim, a segurança jurídica.
O Ministério Público recorreu ao Tribunal de Justiça, que manteve integralmente a decisão da juíza de Cornélio Procópio, reafirmando a inexistência de irregularidades e confirmando o indeferimento do pedido de urgência.
Portanto, não existe decisão judicial que obrigue a Prefeitura a nomear os aprovados no concurso em 60 dias. Essa narrativa não encontra respaldo na Justiça.
A administração municipal reafirma que a convocação dos candidatos aprovados ocorrerá de forma responsável, transparente, sempre respeitando as necessidades do município e os limites orçamentários e legais.
Reiteramos nosso compromisso com a verdade, com a legalidade e com a boa gestão pública, e adotaremos todas as medidas necessárias para defender os interesses de Cornélio Procópio e de sua população.
Prefeitura de Cornélio Procópio.
ABAIXO PALAVRAS DA NOSSA REDAÇÃO:
Oque está faltando em um determinado orgão de imprensa da cidade é "respeito", sabemos que apesar derem ter colocado um comunicado que não tem lado político, sabemos que tem sim, tanto que a alguns dias atrás fizeram uma "afirmação" dizendo que o atual prefeito não tem competência para administrar.
Como fazer esta analise, se a atual a dministração tem um pouco mais de 9 meses, e outro detalhe, muito está sendo feito, com calma e responsabilidade, vamos lembrar a população, que este concurso foi realizado em 2020, se passaram 5 anos, e agora que resolveram dar "PITACO".
Oque este orgão de imprensa tem que fazer (com todo o respeito) é ler os comentários da população de Cornélio Procópio em suas postagens, o povo de Cornélio procópio não é bobo.
VOCÊ SABE OQUE É "PITACO MAU DADO" - refere-se a uma opinião ou palpite de alguém que não tem conhecimento sobre o assunto, ou que interfere sem ser convidado. A expressão "dar pitaco" significa emitir uma opinião não solicitada, e "mau dado" reforça que esse palpite é inadequado, intrusivo ou desnecessário.